23/10/12

Gravidez semana a semana: o que acontece com o bebê e a mulher


Desenvolvimento do bebê no primeiro mês de gravidez

Durante as primeiras 8 semanas, o bebê é um embrião. O coração e os pulmões começam a se formar. O coração começa a bater no 25º dia.
O tubo neural, que se converte no cérebro e na medula espinhal, começa a se formar. No final do primeiro mês, o embrião mede aproximadamente 9 mmm e pesa 0,5 g.
Nessa primeira etapa da gravidez, os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a mulher. No entanto, é necessário que, antes de iniciá-los, consulte seu médico sobre o tipo de exercícios mais recomendáveis para o seu caso.
Estapas meses gravidez

O corpo da mulher grávida

O corpo da futura mamãe começa a enviar sinais que confirmam uma suspeita de gravidez. A confirmação se fará através de um exame de urina, ou com uma análise de sangue. A gravidez será confirmada se em ambos os testes se detecta a existência do hormônio Gonadotropina Coriônica Humana (GCH), o qual indica que um novo ser foi concebido no ventre da mulher. Em razão da alteração hormonal no seu corpo, a mulher grávida pode experimentar fadiga, náuseas, vômitos, um aumento do volume dos peitos, mais vontade de urinar (devido ao aumento do útero, exercendo maior pressão sobre a bexiga), algum incômodo pélvico, e um exagerado sentido do olfato. A ação dos hormônios também provocará instabilidades emocionais na mulher. Ainda que esteja feliz por haver desejado o filho que espera, também poderá sentir-se nervosa, insegura e medrosa.

Guia para o cuidado pré-natal no primeiro mês de gravidez

Antes de engravidar, complemente sua dieta com a vitamina B ácido fólico (encontra-se na maioria das multivitaminas) para reduzir o risco dos defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal. Visite seu médico assim que pensar que está grávida. Durante as primeiras 8 semanas da gravidez se formam todos os órgãos do bebê. Os primeiros meses são essenciais para seu desenvolvimento. Tudo o que fizer repercutirá sobre a saúde do seu bebê que está na sua barriga. Se você fumar, o mais aconselhável é que deixe de fazê-lo pelo bem do seu bebê. Lembre-se que sua saúde dependerá da dieta alimentar que seguir, do seu estado emocional, e de tudo a que se exponha.

Gua para o cuidado pré-natal

É recomendável que visite ao médico para que tenha um exame de cuidado pré-natal. Coma uma variedade de alimentos saudáveis dos cinco grupos principais de alimentos: cereais, e grãos; frutas; verduras; produtos lácteos; e carnes.
Continue complementando sua dieta com ácido fólico durante o segundo e terceiro mês de gravidez para reduzir o risco de certos defeitos congênitos.
Tome pelo menos de 6 a 8 copos de água, suco de frutas e/ou leite todos os dias.

Desenvolvimento do bebê no segundo mês de gravidez

Nesta etapa se formam todos os sistemas e órgãos principais do corpo ainda que não se desenvolvam completamente.
As etapas iniciais da placenta, a qual faz o intercâmbio de substâncias nutritivas que vêm do corpo da mamãe e os produtos de resíduos produzidos pelo bebê, são visíveis e já funcionam.
Formam-se as orelhas, os tornozelos, além das pálpebras. Formam-se os dedos das mãos e dos pés. No final do segundo mês, o feto já se vê mais como uma pessoinha, mede 4 cm e pesa 5 g.
segundo mes de gravidez

O corpo da mulher grávida

Os peitos ainda estão sensíveis; o bico do peito e a área ao redor deles começam a colocar-se escuros. Pode ser que as náuseas matutinas continuem. Pode sentir-se também afadigada e necessitar descansar mais à medida que seu corpo se ajusta ao estado da gravidez. A quantidade total de sangue do corpo da futura mamãe aumenta.

Gua para o cuidado pré-natal

É recomendável que visite ao médico para que tenha um exame de cuidado pré-natal. Coma uma variedade de alimentos saudáveis dos cinco grupos principais de alimentos: cereais, e grãos; frutas; verduras; produtos lácteos; e carnes.
Continue complementando sua dieta com ácido fólico durante o segundo e terceiro mês de gravidez para reduzir o risco de certos defeitos congênitos.
Tome pelo menos de 6 a 8 copos de água, suco de frutas e/ou leite todos os dias.

Desenvolvimento do bebê no terceiro mês de gravidez.

Recomenda-se que visite o médico para que se tenha um exame de cuidado pré-natal. Para que seu bebê esteja bem nutrido é importante a introdução de um leve aumento de quase todas as vitaminas e minerais na sua alimentação. Pode-se satisfazer esta necessidade por meio de uma dieta saudável, nutritiva e bem equilibrada.
Nesta etapa é normal que a mãe já tenha aumentado entre 3 e 4 libras no seu peso. Uma mulher que começa sua gravidez tendo um peso normal, deve aumentar entre 25 e 35 libras. Consulte com seu médico o peso ideal que deve ter neste mês. Se tem sentido náuseas e vômitos até agora, a tendência é que diminuam até o final deste mês.
O exercício físico pode ser agradável e bom tanto para a mãe como para o feto. Uma boa escolha é fazer caminhadas. Mas não se esqueça de buscar opinião do seu médico. Se seu médico recomenda  uma prova pré-natal por meio de uma biopsia das lanosidades, essa será feita agora.

Guia do cuidado pré-natal

Como cada mês, visite seu médico para que tenha um exame de cuidado pré-natal. Para que seu bebê cresça bem nutrido, é necessário um pequeno aumento de quase todas as vitaminas e sais minerais. Pode-se satisfazer essa necessidade por meio de uma dieta saudável, nutritiva e bem equilibrada. Seu peso terá aumentado  aproximadamente entre 3 e 4 libras. Uma mulher que começa sua gravidez tendo um peso normal, deve aumentar entre 25 e 35 libras. De todo modo, consulte com seu médico sobre o peso que deve ter. O exercício pode ser agradável e bom para você e seu bebê. Uma boa escolha é fazer caminhadas. Se o médico recomenda um exame pré-natal por meio de uma biopsia das lanosidades, esse será o momento.

Desenvolvimento da bebê no quarto mês de gravidez

Nesta etapa da gravidez o feto se move, chuta, engole, e pode ouvir as vozes do exterior. A pele é rosada e transparente. O cordão umbilical continua crescendo e ampliando-se para levar suficiente alimento da mãe ao feto.
Não se pode ignorar que a mãe também possa passar substâncias nocivas como o tabaco, o álcool e outras drogas.
A placenta está completamente formada. Para o final do 4º mês, o feto mede aproximadamente 15 cm e pesa 93 g. 
4 meses de gravidez

O corpo da mãe grávida

A mãe se sentirá com mais apetite à medida que a náusea matutina vá desaparecendo, e seguramente se sentirá com mais energia. Até o final deste mês (16-20 semanas), provavelmente sentirá, pela primeira vez, um leve movimento do bebê; deve dizer isso ao seu médico. A barriga aumenta, e nesse mês, provavelmente necessitará de roupa de maternidade e sutiãs maiores.

Guia para o cuidado pré-natal

Não se esqueça de visitar seu médico para que faça um exame de cuidado pré-natal. AS mulheres grávidas necessitam de mais ferro, mais do que uma dieta adequada indica. O médico provavelmente recomende suplementos de ferro. Você notará um aumento do seu peso de aproximadamente 250 g por semana, ou de 6 a 7 quilos, durante o segundo trimestre (do quarto ao sexto mês). Se seu médico recomenta exames pré-natais usanto a amniocentese ou exame de alfa-proteína (AFP) para detectar defeitos no tubo neural, esses exames se farão entre a semana 16 e 18.

Desenvolvimento do bebê no quinto mês de gravidez

futura mamãe repara entusiasmada que o feto começa a estar mais ativo, movendo-se de um lado a outro, e que às vezes gira totalmente. As unhas e os dedos cresceram até a ponta dos mesmos. Ofeto dorme e acorda em intervalos regulares.
O feto tem um mês de crescimento muito rápido. No final do 5º mês, o feto mede 25 cm e pesa 245 g.
http://www.guiainfantil.com/images/feto_16_semanas.jpg

O corpo da mulher grávida

Se não aconteceu nada ainda, você começará a sentir que seu bebê se move dentro da barriga, e deve contar ao seu médico.
Seu útero cresceu até a algura do umbigo. Seu coração bate mais rápido. Você e seu bebê vão necessitar de 8 horas de sono todas as noites. Durante o dia, descanse se se sentir cansada. Não faça esforços excessivos e cuide bem da dieta.

Guia para o cuidado pré-natal

Visite seu médico para que ele faça exames de cuidado pré-natal.
O crescimento e o aumento de peso do seu bebê terão a tendência de ser afetados se você ainda fuma, bebe e toma drogas. Nunca é muito tarde para deixar esses vícios ou diminuir a quantidade o máximo que conseguir.
desenvolvimento do seu bebê depende totalmente de você.
Continue com uma dieta saudável e nutritiva, e beba muitos sucos, água e leite todos os dias.

Desenvolvimento do bebê no sexto mês de gravidez.

A pele do seu futuro bebê agora é vermelha e enrugada e está coberta de pelo fininho e suave.
Nesta etapa o feto é em geral muito pequeno, e seus pulmões ainda não estão prontos para viver fora de sua mãe. Se nascesse agora, o feto talvez poderia sobreviver com cuidado intensivo. As pálpebras começam a se desgrudar e os olhos se abrem. Já se podem ver as linhas dos dedos das mãos e dos pés.
O feto continua seu rápido crescimento. No final do 6º mês, o feto mede aproximadamente 30 cm e pesa 640 g.
http://www.guiainfantil.com/images/feto_24_semanas.jpg

O corpo da mulher grávida

Agora pode sentir que o feto chuta fortemente.
pele de seu abdômen que está crescendo pode começar a coçar.
As costas podem doer. Por isso é recomendado usar sapatos sem saltos ou baixinhos. O exercício pode ajudar a prevenir as dores nas costas. Não se deve manter de pé por períodos longos de tempo.
Você também pode sentir dor à medida que seu útero se estira.

Guia para o cuidado pré-natal

Visite seu médico para que lhe faça um exame de cuidado pré-natal.
Você pode ter prisão de ventre. Tome mais água ou suco de fruta, coma mais alimentos que contenham fibra (como as frutas e as verduras) e faça algum exercício.
Para aliviar as azias, trate de comer de 4 a 5 refeições pequenas durante o dia (em lugar de três grandes).
Não tome laxantes ou antiácidos sem antes perguntar ao seu médico.

Desenvolvimento do bebê no sétimo mês de gravidez

O feto pode abrir e fechar os olhos, chupar o dedo e chorar. Faz exercício chutando e se estirando. O feto responde à luz e ao som. Se nascesse agora, o feto teria uma boa probabilidade de sobreviver. O feto agora mede 40 cm e pesa 1200 g.

http://www.guiainfantil.com/images/feto_26_30_semanas.jpg

O corpo da mulher grávida

A você, futura mamãe, se os seus pés incharem e os tornozelos quando estiver de pé, deite-se com os pés elevados. Se o inchaço durar mais de 24 horas, ou se seu rosto e mãos incharem de repente, procure o médico imediatamente.
Podem aparecer estrias no abdôme e nos peitos à medida que estes vão crescendo. Você pode sentir falsas contrações de parto, que podem se chamar contrações de Braxton Hicks. Isso é normal, mas chame o médico se superarem mais de 5 contrações em uma hora. À medida que seu abdômen aumenta, você pode perder o sentido de equilíbrio. Devido a isso, é muito mais fácil cair. Tenha muito cuidado!

Guia para o cuidado pré-natal

Visite seu médico para que ele faça um exame de cuidado pré-natal.
Continue comendo uma variedade de alimentos saudáveis que sejam nutritivos para você. Você deve aumentar cerca de 250 g por semana neste mês.
Descanse o suficiente. Seu corpo está trabalhando duro.
Comece logo suas aulas sobre educação de parto.
Entre as semanas 28 e 30, a maioria dos médicos fazem exame de sangue para ver se há diabetes maternal.

Desenvolvimento do bebê no oitavo mês de gravidez.

Já falta pouco para o parto! Nessa altura, o crescimento do cérebro continua rápido. O feto já está muito grande para se mover muito, mas pode chutar e girar.
Você pode notar através da parede do seu abdômen, a forma de um cotovelo ou um calcanhar. Os ossos da cabeça são suaves e flexíveis para que seja mais fácil ao bebê passar pela vagina (o canal do parto).
Os pulmões podem estar ainda imaturos. Se nascer antes das 37 semanas, o feto seria prematuro, mas teria excelentes probabilidades de sobreviver. O feto agora já mede 45 cm e pesa 2500 g.
http://www.guiainfantil.com/images/feto_30_32_semanas.jpg

O corpo da grávida no oitavo mês

Esse mês, a mãe pode sentir contrações mais fortes.
Pode observar que do peito sai um pouco de colostro ( o líquido que alimentará seu bebê atá que saia o leite) devido a que já começa a formar leite.
Pode ser que tenha dificuldade para dormir devido que é muito incômodo o deitar-se. Trate de dormir colocando várias almofadas debaixo da cabeça. 
Pode ser que sinta dificuldade para respirar, já que o bebê ocupa parte do lugar onde estão os pulmões.
O bebê também está ocupando parte do espaço onde está seu estômago. Trate de comer 5 ou 6 refeições menores durante o dia (em lugar de três grandes).
A parte de cima do seu útero se encontra imediatamente debaixo das costelas.

Guia para o cuidado pré-natal

Depois da 32ª semana, visite seu médico a cada duas semanas para os exames pré-natais.  Você pode aumentar 1 libra por semana neste mês.
Chame o seu médico se:
Se sai sangue ou um jorro de líquido da vagina.
Se apresentar cãimbras, dores de estômago, ou dor fraca nas costas.
Se a vista ficar turva, ou vê manchas nos olhos.
Tem a sensação de que o bebê está empurrando para baixo.
Notar uma diminuição considerável nos movimentos do seu bebê.
Tem mais de 5 contrações em uma hora.

Gua para o cuidado pré-natal

É recomendável que visite ao médico para que tenha um exame de cuidado pré-natal. Coma uma variedade de alimentos saudáveis dos cinco grupos principais de alimentos: cereais, e grãos; frutas; verduras; produtos lácteos; e carnes.
Continue complementando sua dieta com ácido fólico durante o segundo e terceiro mês de gravidez para reduzir o risco de certos defeitos congênitos.
Tome pelo menos de 6 a 8 copos de água, suco de frutas e/ou leite todos os dias.

Desenvolvimento do bebê no nono mês de gravidez

Nas 38 ou 40 semanas, o desenvolvimento do bebê, por fim!, chegou ao fim. Os pulmões do bebê estão maduros e prontos para funcionar por sua conta. Durante esse mês, o bebê aumenta cerca de 250 g por semana.
O bebê geralmente desce, colocando a cabeça para baixo e descansando na parte baixa do abdômen da mãe.
No final do nono mês, o bebê mede cerca 50 cm e pesa 3200 g.
http://www.guiainfantil.com/images/feto_30_32_semanas.jpg

O corpo da mulher grávida

Seu umbigo pode sobressair, como uma pequena protuberância.
Você poderá respirar mais facilmente, uma vez que o bebê  “baixe”, mas terá que urinar com mais frequência porque agora o bebê está descansando sobre sua bexiga.
Pode ser que aumente o inchaço dos tornozelos e dos pés.
Seu colo do útero vai abrir-se (dilatar-se) e ficará mais fina preparando-se para o parto. Você pode se sentir muito incômoda devido ao peso e à pressão do feto. Descanse com frequência.

Guia de cuidado pré-natal

Depois da semana 36, visite seu médico uma vez por semana para seus exames pré-natais. O provável é que você não aumente de peso nesse mês, e até poderia baixar entre 500 g e um quilo. A gestante pode engordar entre 4 e 5 quilos durante os últimos três meses de gravidez.
Decida se vai dar o peito ao bebê ou se vai alimentá-lo com uma mamadeira. Meça o tempo de contrações.
Você já está em trabalho de parto se suas contrações:
- São regulares ou a intervalos iguais (por ex: cada 10 minutos).
- Acontece mais de 5 vezes em uma hora.
- Duram de 30 a 70 segundos.
- Pioram quando você se move de um lado ao outro.
- Não duvide em chamar ao médico se você pensa que está em trabalho de parto. 
Fonte de matéria: br.guiainfantil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário